O batuque ´a dança de roda com que os africanos mostravam a sua cultura - foi o tronco principal no que diz respeito a formação da música popular no Brasil. Dele surgiram diversas variações que se espalharam tanto em áreas urbanas quanto rurais sob vários nomes e estilos próprios conforme a região do país.
Quando o assunto é a origem da palavra existem algumas controversas, o ritmo como todos nós já sabemos nasceu através do grande Luiz Gonzaga, mas como e onde nasceu no sertão nordestino ainda é um mistério, em uma versão popular acredita-se que a palavra vem das festas que os ingleses que trabalhavam na construção das linhas férreas brasileiras promoviam e em sua entrada colocavam uma placa com os dizeres "for all", ou seja, para todos, indicando assim que qualquer pessoa poderia participar. Já a segunda versão é do historiador Luís da Câmara Cascudo diz que a origem é da palavra africana "forrobodó" que significa festa, bagunça.
Mas quase unanimidade é que o pioneiro do forró foi Luiz Gonzaga do Nascimento, nascido em Exú no sertão de Pernambuco, aprendeu a tocar ainda menino com seu pai o também sanfoneiro Januário, aos 18 anos após uma briga com um coronel da cidade, apaixonado pela filha do coronel foi obrigado a deixar o Exú, chegando no Ceará serviu o exército, onde foi cabo corneteiro, já mais velho chegou ao Rio de Janeiro onde se inscreveu no Programa Ary Barroso, por vezes foi motivo de chacota, mas sem desistir estourou com a música Vira e Mexe, sendo contratado pela Rádio Nacional. Virou mania nacional.
Dentro do forró existem algumas ramificações baião, xote, xaxado, coco, arrastapé e martelo.
O BAIÃO segundo se acredita a palavra vem do "baiano", veio do lundu e era dançado em roda, um dos presentes intimava os outros a dançar por meio de umbigadas e toques de castanholas. A popularização do ritmo se deu mesmo a partir da década de 40, com Luiz Gonzaga, sofreu influências de outros ritmos como o samba e a conga.
O XOTE de origem européia surgiu nos salões aristocráticos da época da Regência (final do século XIX). Conhecido originalmente com o nome Scottisch, dominou no período do Segundo Reinado incorporando-se depois às funções populares urbanas, passando a ficar conhecido como chótis e finalmente xote, depois deixando os salões urbanos e chegando as regiões rurais.
O XAXADO provém do som que os calçados faziam no chão ao se dançar, era dançada somente por homens em meados da década de 20, no agreste e sertão pernambucanos, o acompanhamento era puramente vocal, melodia simples, ritmo ligeiro e letra agressiva e satírica. Tornou-se popular pelos cangaceiros do bando de Lampião.
O COCO dança de roda do norte e nordeste do Brasil, fusão da musicalidade negra e cabocla, foi batizado com esse nome por acreditarem que sua origem se deu nas praias, com o aparecimento do baião o ritmo sofreu diversas alterações. Ritmo popularizado por Jackson do Pandeiro.
O ARRASTAPÉ era a música que acompanhava a quadrilha dança das cortes européias.
MARTELO era o sobrenome do francês Jaime Pedro Martelo (1665 - 1727), partindo das oitavas camonianas, introduziu na literatura o verso de 10 silabas que depois foi Martelo em sua homenagem. Seu esquema rítmico era de rimas alternadas, sem tamanho padrão de estrofes. Sua evolução passou pela sextilha com mesmo ritmo, chamado de martelo solto. E também existe o martelo agalopado que segue o esquema de décimas dos cantadores, desenvolvido por Silvino Pirauá de Lima.
Isso é forró minha gente !!!!!!!!!
Fontes: Revista Forró Mania- Ed. Sigla
Wikipédia
Nenhum comentário:
Postar um comentário